quarta-feira, 2 de março de 2011

Repondendo a um opositor - "Por que permanecer na organização mesmo sabendo de alguns erros passados?"


Nesta resposta abaixo, uma Testemunha de Jeová explica a uma certa pessoa, ex-estudante não batizada, cujo nome será mudado aqui,  o que o motiva a permanecer na organização de Jeová mesmo com alguns equívocos passados cometidos. Segue a resposta abaixo:

Eu percebo que você é um pouco diferente dos ex-TJ’s do fórum Yahoo Respostas . Aos outros eu não faço nem questão de responder, pois só querem ver o circo pegar fogo e fazer chacota. Propagam mentiras descaradas e você como uma pessoa inteligente há de concordar comigo. Convenhamos!! Distorcer o que fala a revista A Sentinela para afirmar que dizemos que o fim do mundo vai ser em 2034, afirmar que há mensagens subliminares em nossas revistas, entre outros, é forçar a barra ao extremo. Eu mesmo não acho que você acredite realmente em tais mentiras descaradas. Eu percebo que você é mais séria nas suas perguntas. Você disse para eu comparar as fontes com cuidado, eu já fiz e faço isso. Mas muito pelo contrário do que você pensa, não sou um conformado em ser enganado. Posteriormente falarei sobre isso.

Quando argumento que servos de Jeová do passado cometeram erros igual ao que o Escravo Fiel já cometeu, você disse em outra ocasião que estes servos do passado erraram por sua imperfeição, mas o ensino era sempre verdadeiro. Não acho que seja assim. Até os apóstolos além de cometerem várias faltas de personalidade (veja Gálatas 2:11-14), também tinham erros no seu conhecimento e ensinamentos. Por exemplo, por pensarem que o Reino de Deus seria instituído no tempo deles (Atos 1:6); também Pedro que de início achava que os cristãos judeus não deveriam se ajuntar com os de outra raça (Atos 10:14-16, 28, 29). E existem vários exemplos do tipo em que um ensino ou atitude teve que ser revisado. Os servos de Deus não sabiam tudo logo desde o início. Devido a isso, não tenho resistência a se haver atualizações de conhecimento hoje, desde que haja sempre uma evolução no conhecimento, e isso noto que acontece na organização. Portanto, as mudanças referentes a datas que não se cumpriram, entendimentos revisados, entre outros, não me atingem em nada.

Algumas mudanças doutrinárias nossas são postas fortemente fora do contexto. por vocês Por exemplo as mudanças doutrinais a respeito dos transplantes e vacinas, onde dizem que morreram muitos e muitos, é UMA BAITA DUMA MENTIRA. Já até te indiquei links que explicam estas questões sob a perspectiva correta. Não sei se leu. Mesmo a Bíblia sendo neutra em tais assuntos, por incrível que pareça estas proibições serviram até de proteção para os irmãos na época, pois tais práticas, como eram pouco entendidas, pioravam a saúde ainda mais ao invés de melhorar. Mas você deve estar se perguntando: E os erros passados dos católicos e protestantes? Se as TJ afirmam ser a religião verdadeira mesmo tendo cometido equívocos no passado, da mesma forma os católicos ou protestantes não poderiam  afirmar ser a religião verdadeira mesmo com os seus erros passados? Bem, devemos ter em mente a motivação por detrás destes erros. Os bispos da idade média queimavam os que se opunham ao poder da igreja. Era algo relativo a se manter o poder e aterrorizar o povo. Um empenho claramente egoísta. O mesmo se pode dizer dos erros dos protestantes, onde em certos países eles faziam atentados aos católicos, por exemplo. Era algo motivado pelo orgulho, preconceito religioso ou nacionalismo. Agora o ponto é: Será que tais erros do passado se deram por uma tentativa, mesmo que equivocada, de se obedecer o mais de perto as Escrituras? É claro que não! Aí é que está a diferença. As interpretações da Torre visavam observar as Escrituras. Eles não interpretavam certo ensino devido a motivos egoístas, para obter poder, lucro financeiro, orgulho, racismo ou outro. Era uma tentativa de se obedecer e nada mais. Quando proibiam TJ's a realizar o serviço civil alternativo, faziam isso pensando sinceramente estar exortando seus irmãos a manterem a neutralidade. Quando proibiam as frações de sangue antigamente, era pensando sinceramente que as aceitando, os irmãos violariam a santidade do sangue. Notou a diferença. Tudo é questão de motivação.
No passado a nação de Israel era guiada por Jeová. Agora eu te pergunto: Será que Jeová sempre intervia com seu espírito de modo a evitar que seus líderes tomassem uma decisão ou atitude equivocada? A resposta é óbvia. Seus servos tinham liberdade de escolha, mesmo sendo o povo Dele, e nem sempre as escolhas eram corretas. Interessante que alguns erros de interpretação que Jeová permitiu que ocorresse no passado entre as TJ até mesmo serviram para mostrar o que os irmãos tinham no coração. Por exemplo, as pessoas que só pensavam na própria salvação e não serviam somente por amor a Jeová, apostataram quando não receberam o cumprimento da promessa na data ou período que o Escravo Fiel  divulgava. A pessoa que ama a Deus realmente, serve independente de quando vem a salvação.

Mas mesmo com essas revisões de ensinos Silvia, creio que Deus usa esta organização. Não sei se ainda tem fé na Bíblia, mas Deus prometeu uma restauração da adoração verdadeira nos últimos dias. Eu não acho que Deus tenha mentido neste caso. Algum grupo religioso que se encontra no planeta deve ter a verdade. E até agora não me mostraram uma religião melhor que essa, e mesmo pesquisando diversas crenças por mim mesmo, não encontrei doutrina mais biblicamente correta como a nossa. Você disse certa vez que todas as religiões tem erros. Eu concordo, mas eu já acho que Deus tem sabedoria suficiente para organizar um povo que o adora da maneira que ele quer e divulgue a mensagem que Ele quer que se espalhe. Biblicamente você há de concordar comigo que no passado as congregações eram unificadas no ensino mundialmente, então essa de cada um seguir a Deus do seu próprio jeito não cola. (1 Cor. 1:10)

Mas como falei, você deve estar se perguntando por que eu permaneço na organização mesmo sabendo desses erros doutrinários passados (hoje já corrigidos). Você disse que eu estou conformado em ser enganado. Mas não se dá assim. Alguns motivos eu já disse acima. O outro é que eu enxergo o bem evidente lado positivo da organização em vez de me concentrar em pequenas falhas passadas. Tenho um fortalecimento espiritual que não há em nenhuma parte. Já fui católico e evangélico e posso dizer isso. Além de pesquisar sobre religiões não cristãs. De um jeito ou de outro minhas necessidades espirituais são sempre preenchidas. Sempre há as respostas satisfatórias que eu preciso. Não sei se entende esse meu modo de pensar. Também as coisas que presencio com meus próprios olhos, a união mundial e o amor sem igual. Também os ensinos sempre motivam a todos nós a sermos pessoas melhores. Ás vezes faço um simples teste e me ponho no lugar de Jeová. Eu penso: Se eu fosse Deus, que tipo de pessoas eu gostaria que habitassem no planeta que criei? A quem eu permitiria sobreviver ao meu julgamento e tomar conta da Terra? Penso que se o mundo tivesse só Testemunhas, não haveria guerras, assaltos, assassinatos, mentiras, violência, devassidão, desordem, etc, etc.  Todos viveriam em paz, e harmonia. É só reparar o ambiente num congresso de distrito para confirmar isso. Claro que tem algumas Testemunhas que longe da vista, agem  infielmente, mas me refiro ao povo como um todo. É claro  também que tem pessoas assim no mundo sem precisarem ser TJ, mas sempre há falha num o outro quesito. Por exemplo, há pessoas corretíssimas, mas que não têm restrições quanto à imoralidade.
Silvia, eu sirvo a Jeová somente e não a homens. Se os da dianteira agiram com má motivação alguma vez, terão seu julgamento só de Jeová. Durante sua vida, Jesus obedecia ao esquema de adoração judaico mesmo com os lideres religiosos sendo hipócritas, pois era o esquema de adoração instituído por Deus. Ele disse em Mateus 23:3 “Portanto, todas as coisas que eles vos dizem, fazei e observai, mas não façais segundo as ações deles, pois dizem, mas não realizam”.
Com certeza eu concordo com o que o Escravo fiel ensina, pois usei minha faculdade de raciocínio antes de decidir ser TJ. Pesquisei tudo por mim mesmo, igualmente aos bereanos. Eu sigo o que ensinam pois tenho a convicção de ser o correto a se fazer. Mas, assim como Jesus disse no texto acima, SE ELES MESMOS não cumprem seus ensinos corretos (não estou dizendo que não o fazem), responderão a Jeová por isso. Ensinam que deve haver honestidade da nossa parte em todas as ocasiões, e eu procuro fazer isso, afinal está corretíssimo. Mas se eles mesmos estão sendo desonestos conosco de algum modo e nos enganando, aí é com eles mesmos e Jeová.

Eu me identifico muito com a experiência de duas irmãs de Malaui.
Os maridos delas sucumbiram à pressão e compraram os cartões de afiliação política. Então, as irmãs passaram a ser pressionadas a comprar os cartões. Elas se negaram. Os delegados do partido lhes disseram que voltariam no dia seguinte para ver se elas teriam mudado de idéia. E, de fato, na manhã seguinte uma multidão foi buscá-las. Elas foram levadas a um local público, ameaçadas de estupro e espancadas por se negarem a comprar os cartões do partido. As irmãs permaneceram firmes. Então receberam permissão de ir para casa, só para serem trazidas de volta no dia seguinte. De novo foram espancadas e, desta vez, despidas na frente de uma multidão. Ainda assim, as irmãs não transigiram.
Daí, os perseguidores mudaram de tática. Mentiram dizendo: “Telefonamos para o escritório de vocês e falamos com Johansson, McLuckie e Mafambana (membros da sede). Eles disseram para vocês comprarem os cartões, como eles e todas as outras Testemunhas de Jeová de [Malaui] já fizeram. Vocês são as duas únicas mulheres no país inteiro que ainda não compraram os cartões. É melhor comprarem os cartões já.” As irmãs responderam: “SERVIMOS SÓ A JEOVÁ DEUS!! Se os irmãos da filial compraram os cartões, isso não faz a menor diferença para nós. Não vamos transigir, nem que nos matem!” (Note Romanos 14:12.) Por fim, as irmãs receberam permissão de ir embora

Eu acho que a organização como um todo é usada por Jeová, e não somente alguns indivíduos da dianteira. Isso é algo que Raymond Franz deixou de notar. Se concentrou só na menor fatia de pizza. Ficou crítico para com atitudes de alguns da dianteira mas não viu as Testemunhas de Jeová como um todo qual povo singular. Jeová no tempo certo sempre corrige as situações. Mas nem sempre a mudança é no tempo que a gente espera. Muitas mudanças que ele queria que fossem feitas realmente foram feitas com o tempo. E se esquecendo dos da dianteira, mas se concentrando nas Testemunhas como um todo, com certeza é notado que são um povo diferente, sem igual. Não é algo que alguns homens na liderança conseguiriam fazer.

Não sei se entende os motivos de eu, mesmo sabendo dos equívocos cometidos, continuar na organização. Você pode ter certeza que eu não sou um conformista. Eu tenho plena consciência do que estou fazendo. Eu somente enxergo o lado positivo da organização, e ele literalmente sufoca as pequenas falhas. Também sou mutíssimo grato pelo que esta organização já fez e faz por mim. Vou até contar uma experiência pessoal em que vi o poder protetor de Jeová por meio da sua organização:
Não sei se ainda acredita ou se já acreditou em espíritos iníquos. Minha esposa já se envolveu com praticas espíritas pesadas. Quando ela quis cortar laços com o espiritismo e estudar com as TJ, os demônios literalmente atacaram intensamente a ela. Como que não querendo que ela fosse Testemunha de Jeová. Não vejo isso acontecer quando pessoas abandonam espiritismo para outras igrejas. Mas é só querer ser TJ que esses demônios parecem que ficam enfurecidos. Por que será? Minha esposa era enforcada, esbofeteada, sofria marcas em seu corpo como arranhões e mordidas, e etc. Certa vez ela chegou ao ponto de ser possuída na minha frente da minha filha, que ficou supertraumatizada, coitadinha. Ele dava fortes socos nos móveis sem sentir nenhuma dor. A voz era outra com certeza, grossa e rouca. Não era ela que estava ali. Era realmente um filme de terror ao vivo e a cores. Quando nos refugiamos em Jeová, com a ajuda de sua organização, parece que Ele colocou sua mão protetora na nossa casa e nas nossas vidas. Nunca mais houve nada. Enquanto nessas igrejas os demônios são permitidos entrar, no salão do reino é uma paz só. Foi uma experiência pessoal que fortaleceu muito a minha fé também. Sabe que nós TJ somos honestos, não estou lhe mentindo quanto à este relato, com Jeová de prova. Mas você acredita se quiser.

Mudando de assunto, ás vezes fico me imaginando fora da organização. Será que seria uma melhor pessoa? Minha relação com o Criador seria mantida e fortalecida? Eu continuaria a ter integridade? Tristemente eu ouço muitos relatos de pessoas que deixaram a organização e viraram até ateus e agnósticos. Outros parecem que passam da água para o vinho, explorando ao máximo os excessos da vida. Com certeza não se tornaram pessoas melhores por deixar a organização. Tenho dois filhos, e estou convencido que aqui dentro é que eles terão o melhor modo de vida. Com certeza o Criador terá maior consideração por eles se viverem em suas vidas os ensinamentos da Bíblia, conforme relembrados e exortados sempre pelo Escravo fiel e discreto. Embora possam ser assim se saíssem, as probabilidades são bem menores.
Sabe, independente da Torre de Vigia, eu tenho essa convicção de estar fazendo a coisa certa com a minha vida devido a ser TJ. Sou honesto, justo, não imoral, faço o bem,  prego as boas novas como Jesus mandou, não comemoro festividades pagãs, sou neutro em assuntos políticos e militares, etc, e etc. Isso tudo é bíblico e independe do que a Torre diz. Agora, será que as pessoas que saem do nosso meio continuam a fazer tais coisas? Eu creio que não. Pelo menos não em totalidade. Eu tenho esta convicção de fazer o que agrada a Deus e uso o que esta organização me oferece para manter a minha relação com Deus forte e manter minha integridade.

Algo que fico triste é que em vez de vocês seguirem com a vida que vocês acham melhor, vocês ficam, desculpe a palavra, meio obstinados para conosco. Igual a uma pessoa que termina um namoro e não se conforma de jeito nenhum. Isso é o que eu não entendo. Eu não fico assim com as religiões que pertenci. Não fico apontando o tempo todo as pedofilias dos padres e os escândalos financeiros dos evangélicos. Somente tento fazer os outros terem a minha mesma visão espiritual, mas de modo edificante, mostrando as qualidades do caminho que sigo.
O que você acha daqueles políticos que na época de eleição só ficam criticando o concorrente mas não mostram nada de bom no seu próprio plano de governo? É antiético, não é verdade? Acho que entendeu o ponto. Eu não sei se sabem o que as TJ’s do fórum pensam a respeito de vocês, mas vou dizer. Desculpe se te ofende eu dizer isso, mas todo mundo no fórum do Yahoo, os que eu já conversei, acham que vocês tem até algo que atingiu o psicológico. Algum tipo de obsessão. Vocês tem todo o direito de não concordar com os ensinos e saírem, mas ficar remoendo e remoendo o assunto tão obstinadamente é que é notado por todos. Engraçado que eu noto em algumas perguntas dos ex-TJ, mesmo com nenhuma TJ respondendo, os outros usuários de diversas religiões que respondem já perceberam estas atitudes antiéticas e até respondem repreendendo a tais. Não sei se já notou. Eles próprios estão manchando suas reputações.
Mas será que você acha estar fazendo um bem maior às Testemunhas de Jeová, Silvia? Quer mostrar às TJ’s a suposta “verdade” e fazer com que elas saiam da organização, mas tenham uma vida triste, sem objetivo, sem valores morais, sem esperança quanto ao futuro, sem fé em Deus? Não vejo nada de ajuda nisso!!  Como já disse, o próprio modo de vida de muitos ex-Tj’s mostra isso. A não ser que sua intenção NÃO seja realmente ajudar, mas sim uma atitude de pura vingança, como a atitude de muitos ex-TJ’s que ficaram amargurados depois que foram expulsos e só querem levar outros com eles. Mas não posso acreditar que uma abominação dessas parta de você.

Eu não tenho a intenção nenhuma de mudar suas idéias. Você parece bem convencida de suas opiniões. Só queria te explicar o meu ponto de vista e mostrar que os meus motivos em permanecer na organização são bem válidos. Procuro absorver o que a organização tem de bom a me oferecer. Tenho minhas necessidades espirituais satisfeitas, conselhos para ser sempre uma pessoa melhor e manter minha integridade perante Deus, um objetivo significativo para minha existência, e uma esperança incomparável para o futuro. Em vez de ser crítico, sou agradecido por estas ótimas coisas que a organização me concede.

Silvia, te desejo sinceramente isso: A FELICIDADE.
Se você a encontrou no modo como está, fora da organização, fico feliz com isso. Você poderia ter esse mesmo tipo de pensamento quanto a nós também. Um grande abraço para você, seus filhos e sua família. Mande meu amor cristão aos membros de sua família que são Testemunhas, ok!

5 comentários:

  1. Olá, fico feliz com essa ótima matéria e de saber que tem pessoas como vc que defende a verdade.
    Temos que ter em mente que esses apostatas existem para concretizar a organização de Jeová como verdadeira.

    Obrigado e fique com Jeová.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Parabéns pela sua defesa das Testemunhas de Jeová. Conheça o meu blog: oapologistadaverdade.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. OLáááá!
    Excelente!
    Lí tudo, e a cada argumento meu ser se fortalecia e sentia-me mais confiante no que estou aprendendo. Confesso que de vez em quando diante de tanta mentira, tanta distorção e pessoas remoendo os equívocos do passado que vemos na rede, sinto o coração pesar em tristeza e as vezes no fundo surge uma dúvida pequena. Mas esse texto preencheu muitas lacunas do meu entendimento sobre a apostasia e me fez ver ainda melhor porque nem sequer devemos dar atenção a tais pessoas (apostatas). Pois temos esse exemplo nas escrituras, quando Paulo disse que devemos "esquivarmos de falatórios vãos", pois todos somos falhos e estamos sujeitos a uma queda desastrosa, bem como tais opositores apostatas. Daí a necessidade de ficarmos vigilantes 24 hrs por dia.

    Obrigado pela mensagem edificante, e toda a glória Jeová Deus!

    ResponderExcluir
  4. Mais um '007 de Jeová'. Já parou pra pensar porque o Todo Porderoso, criador de tudo o que há, iria precisar de 'agentes secretos' espalhados pela internet?

    Você deveria ao menos mostrar a cara. É covardia criticar qualquer coisa com a carinha tampada. Você não é cristão? Você não é uma pessoa honesta, verdadeira, sincera? Mostre a cara. Do que tem medo? Dos anciãos?

    Sua atitude é infantil. Critique quem vc quiser, é seu direito. Mas mostre sua cara. Ofender pessoas sem mostrar o rosto é a maior das covardias.

    Nota: Seu texto é fraco e cheio de técnicas apelativas e manipulatórias. Não vi razão alguma, apenas uma emoção digna das igrejas Assembleia de Deus. Podre.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para opinar